Cerveja como fonte de hidratação

Imagem reprodução

Pesquisas confirmam os benefícios da cerveja na recuperação física dos atletas de alto rendimento. Além disso, os flavonóides presentes na bebida têm efeitos antioxidantes, ajudando a inibir a agregação de plaquetas e a prevenir inflamações.

Pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Granada, na Espanha concluiu que a cerveja ajuda na recuperação das perdas hídricas e normaliza as alterações do metabolismo tão bem quanto a água. Também possui substratos metabólicos que auxiliam a reposição de substâncias perdidas durante a atividade física, como aminoácidos, minerais, vitaminas e antioxidantes.

Composta por aproximadamente 95% de água, a cerveja contém 4g de carboidratos a cada 100ml, possui minerais como sódio e potássio, nutrientes considerados de grande importância no processo de reidratação, indispensáveis na recuperação pós-treino e ainda apresenta substratos metabólicos que ajudam na recuperação das perdas ocasionadas pelo exercício físico, como as vitaminas do complexo B e antioxidantes”, explica Andréa Pessa Fonseca Torres, nutricionista especialista em Fisiologia do Exercício, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Intitulado “Idoneidade da cerveja na dieta equilibrada dos esportistas“, o trabalho, publicado em 2009, é resultado de dois anos de observações feitas pelos pesquisadores com atletas com idade entre 20 e 30 anos, que se hidratavam alternadamente com água e cerveja após a atividade física. O estudo mostra que as doses moderadas consumidas de álcool não exerceram efeito negativo sobre o efeito de hidratação.
Os cientistas analisaram uma série de parâmetros indicativos como imuno-inflamatórios, endócrino-metabólicos, psico-cognitivos (coordenação, atenção, campo visual, tempos de percepção-reação), além da composição corporal e níveis de hidratação. Fonte:

http://www.sociedadedacerveja.com.br/reidratacao-agua-isotonicos-e-cerveja/